Skip to content

Fisioterapia em UTI

21/02/2010

Boa noite pessoal! Sumi né?!

Mas é por uma boa causa! Dia 02/02 começou meu oitavo (e último) semestre na faculdade! Tivemos uma reunião e no dia 03/02 já começamos o estágio na UTI do Hospital Geral de Carapicuíba… Tipo, aqui pertinho sabe?! Hahaha! Mas vale a pena ir pra lá, pois nem demora tanto, o trêm é tranquilo e ainda por cima temos direito à van gratuíta até o hospital, e ainda ganhamos almoço grátis (embutido na nossa mensalidade, é claro)!

Eu, como estou simplesmente APAIXONADA pela área, resolvi falar um pouco sobre o papel da fisioterapia na UTI!

Logo no primeiro dia, atendemos uma paciente que chegou lá com GECA (gastroenterocolite aguda [quem quiser, procura no google]), ai evoluiu com um BAVT (bloqueio atrioventricular total [também quem quiser procura no google]) e estava respirando através do ventilador mecânico…

Heis que começa a avaliação fisioterapêutica, que independe do caso: Primeiro vemos o neurológico… Se o paciente está sedado avaliamos pela Escala de Sedação de Ramsay [google], se não está, avaliamos a Escala de Coma de Glasgow [google], vemos se as pupilas estão reagindo à luz, se estão pequenas ou grandes (o que é grave), simétricas ou assimétricas (o que também é grave), como está o tônus muscular [google] e a força muscular… Depois passamos para a parte hemodinâmica! Vemos no monitor a frequência cardíaca, a pressão arterial, se está com alguma droga que ajuda a manter essas duas em valores normais, e também vemos a temperatura, pois febre contra-indica a fisioterapia em alguns casos…

Depois avaliamos uma das melhores partes! Se o paciente está entubado ou traqueostomizado [google], se está ou não em ventilação mecânica, caso esteja, anotamos o modo que está o ventilador e quais os parâmetros, auscultamos o pulmão com o estetoscópio…

E também temos que nos ater à exames complementares, como o hemograma (vulgo exame de sangue), a gasometria arterial (suuuper importante para muitas de nossas condutas), balanço hídrico [google], entre outros… Também vemos exames por imagem, como raio x, tomografia ou ressonância…

Agora a conduta depende de cada caso! Dependendo do paciente, as vezes o cuidado é mais paliativo, ou seja, apenas promovemos conforto para que ele morra sem dor ou desconforto e evitamos que ele tenha infecções causadas por excesso de catarro… Se tem secreção, nós aspiramos, e também mobilizamos os braços e pernas, principalmente para evitar feridas…

Agora em outros casos, conseguimos ir muito além disso!

Vou colocar algumas fotos que um professor da minha faculdade publicou no blog dele!

Este equipamento chama-se prancha ortostática, e serve para deixar o paciente em pé (ortostatismo). Ficar em pé melhora a circulação, melhora as funções renal e intestinais, e em alguns casos facilita a respiração, e trás muitos outros benefícios!

 

Em alguns casos, é contra-indicado ao paciente ficar sentado, mas quando não é, logo tratamos de colocá-lo para treinar força muscular, para alongar, para promover também uma melhor postura! Alguns artigos mostram que quando se fortalece os braços, ocorre uma melhora da parte respiratória, e o paciente tem mais chances de sair da ventilação mecânica (se esse for o caso), e a fisioterapia tem uma função importantíssima, que é a de promover o “desmame” da ventilação mecânica. Esta, quando usada por tempo prolongado, pode promover fraqueza muscular e consequentemente dependência do ventilador mecânico, além de aumentar o risco de pneumonias, que consequentemente aumentar as chances de óbito.

Há muitas outras coisas que a fisioterapia faz dentro da UTI, inclusive esta que eu mostrarei através de um vídeo que filmei quando eu e meu amigo atendemos um paciente:

Este aparelho chama-se cicloergômetro portátil… É uma bicicleta portátil, composta por dois pedais e uma base que os sustenta. Este paciente que atendemos teve um Infarto Agudo do Miocárdio que comprometeu uma área maior que 40% do coração, e ele evoluiu com uma insuficiência cardíaca, ou seja, o coração não tinha força o suficiente para bombear sangue com tanta eficiência para o resto do corpo. No primeiro dia em que o atendemos, conseguimos colocá-lo sentado, fizemos fortalecimento muscular nos braços e pernas e o aspiramos, pois ele estava com muito catarro… Já no segundo dia, utilizamos este aparelho do vídeo… Conseguimos fazer 12 minutos nos braços e mais 6 minutos nas pernas… Ai no outro dia fizemos menos exercícios pois ele estava um pouco cansado… Mais alguns dias se passaram e trocamos os pacientes, ai dois colegas do meu grupo deram continuidade ao tratamento dele. Resultado: Depois do carnaval, na quinta, recebemos a notícia de que ele tinha tido alta da UTI, e que estava na enfermaria! Quando terminamos de atender na UTI, fomos visitá-lo, e ele está ótimo! Anda sozinho, toma banho sozinho, come sozinho, e agora consegue falar! Não tem mais o que dizer né? Foi gratificante DEMAIS!

Não posso deixar de citar a importância da equipe multiprofissional que atende o paciente na UTI, principalmente os enfermeiros, nutricionistas,  e médicos! Em qualquer área, uma equipe capacitada é de extrema importância para o bem estar do paciente!

Fico triste pois esse estágio acabará terça agora… E quarta já começamos em outro hospital…

Mas, tenho a certeza de que mudei de idéia quanto a especialização! AMEI UTI! 🙂

O próximo estágio é em UTI neonatal…

Até mais, bebezinhos!

É de cortar o coração né?

Aguardem os próximos capítulos!

Beijos!

11 Comentários leave one →
  1. 03/03/2010 11:54

    Nossa, tem que gostar muito mesmo. Eu morreria de pena se visse pessoas nessas situações. eu bão tenho capacidade emocional para atuar dessa forma “/
    Mas me pareceu muito legal sim, para quem gosta, cuidar dos outros dessa forma. 🙂 Bonito!
    Beijocas

  2. 03/03/2010 14:11

    Nuss…minha irmã esta no 3 periodo de fisio…e esta amando!!ela vai começar estagio logo logo!vou mostrar seu post p ela!ela vai amar!!bjos adorei seu blog!!

  3. VALÉRIA MENEZES permalink
    19/05/2010 00:50

    Olá!
    Amei ler suas explicações sobre a fisioterapia na UTI. Meu marido está internado em uma UTI, ele foi acoemtido de um infarto, seguido de tres paradas cardíacas, hoje ao chegar na visita o encontrei sentado, foi maravilhoso.
    A fisioterapeuta da UTI tem feito um trabalho excelente com ele, não vejo a hora de ve-lo sem a traqueostomia e em pé.
    Abraços e continue amando a profissão que DEus te confiou.

    • Michelle permalink*
      24/05/2010 22:48

      Oi Valéria!

      Ficou muito feliz de ter ajudado um pouco na explicação da atuação da fisioterapia dentro da UTI!

      Como você mesma está vivenciando, é de extrema importância iniciar a reabilitação de maneira mais precoce possível!

      Boa sorte da recuperação do seu marido! 🙂

  4. 24/06/2010 06:59

    Oi querida meu nome é Handria e sou angolana…
    Sou fisioterapeuta e adoro minha profissão pois acho maravilhoso ajudar pessoas q necessitam da nossa ajuda…
    Infelizmente as nossas U.T.I ñ estão bem capacitadas com ventiladores nem monitores e nem outros aparelhos electrónicos que nós os fisioterapeutas usamos…Fico mto triste em saber que estudei tanto e epouco exerço a minha profissão…Mas um dia espero que tudo mude…bjos adorei tudo que explicaste aqui……

  5. Walter Gonçalves Neto permalink
    08/08/2010 20:09

    “Oi Michelle,achei muito interessante suas experiências já vivenciadas.É muito gratificante saber que existe grandes profissionais no nosso Brasil.

    Sou estudante de Enfermagem de nível técnico-2º período…e… não vejo a hora de começar a atuar.Claro que em UTI.
    Lembrese-“Esse gesto de salvar vidas,essa profissão,eu costumo dizer que:Não é nós que á escolhemos e sim fomos escolhidos por Deus..é um dom.

    “Se um dom especial é dado á alguém,é para fazer o bem na luta contra o mal”.Florence Nagthingale.

    Abraços…”Walter Gonçalves”

    • Michelle permalink*
      05/09/2010 00:34

      Olá Walter!

      Muito obrigada pelas palavras!

      A área da saúde é muito linda, e aprendemos o mais importante: A respeitar o sofrimento e fraquezas das pessoas, e aprendemos a ser mais humanos!

      Boa sorte na sua profissão, que é extremamente importante para o andamento do trabalho de todos de uma equipe multiprofissional!

      Beeijos e volte sempre!

  6. Leticia Kubo permalink
    14/08/2010 15:49

    Ei Michelle, eu li o seu post inteiro e adorei *-*
    Sou estudante de Ciências Biológicas, porém passei a me interessar pela área de fisioterapia. Mas andei ouvindo que a área é difícil e muito concorrida e que não tem emprego pra tantos.
    Enfim, eu gostaria muito de conversar com alguém da área. Então eu estava aqui caçando na internet e achei esse seu blog, que por sinal eu AMEI, está de parabéns.

    Bom, deixo o meu e-mail aqui… e espero que me responda, tá?
    Desde já agradeço *-*

    Grande beijo.

    • Michelle permalink*
      05/09/2010 00:33

      Oi Leticia!

      Primeiramente mil desculpas pela demora em responder! Você deve ter percebido que eu abandonei um pouco o blog né… As coisas estão corridas, mas esta semana pretendo voltar!

      Pode perguntar o que quiser sobre a fisio, pois sou apaixonada pela profissão, e dou o maior apoio para quem pensa em seguí-la!

      Beeijos e volte sempre! 😀

  7. bruna permalink
    09/03/2011 16:50

    Oi Michelle,nossa AMEI o seu blog, eu passei no vestibular pra fisioterapia agora e as minhas aulas ainda nem começaram,mas eu sou apaixonada, principalmente agora que eu vi esse seu post, ainda nem entrei na faculdade e ja to pensando na especialização,amei essa area da UTI, acho mto bacana ajudar as pessoas que tao precisando tanto ne??

    Vc ta de parabens!!
    beijos Bruna

Trackbacks

  1. Fisioterapia

Deixe um comentário

